
A Década de 70 se inicia com grande otimismo no futebol, pois, uma jovem e vitoriosa equipe estava pronta, e também ocorre a ampliação patrimonial da PONTE PRETA com a inauguração do conjunto esportivo do Jardim das Paineiras.
Em 1970 disputa a Divisão Especial do Campeonato Paulista e com campanha sensacional torna-se o primeiro clube do interior a ser CAMPEÃO DO PRIMEIRO TURNO, deixando os chamados "grandes" da capital para trás. Numa final polêmica, torna-se pela primeira vez VICE-CAMPEÃ PAULISTA, sendo que o campeão foi o São Paulo F.C.
Ainda neste ano, torna-se o primeiro clube do interior do estado a disputar o Campeonato Brasileiro, na época denominado Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Robertão) - Taça de Prata. Por motivos desconhecidos, foi obrigada a disputar seus jogos na capital do estado e com isto acabou terminando em sexto lugar em seu grupo.
Em 1971 a CBD - Confederação Brasileira de Desportos faz mudanças e acaba com o Torneio Robertão e cria o CAMPEONATO BRASILEIRO. A PONTE PRETA passa então a disputar a Segunda Divisão que era chamada de Primeiro Campeonato Nacional de Clubes. A MACACA vai bem no campeonato, terminando em primeiro lugar no seu grupo e classificando-se para as semi-finais, no entanto, foi eliminada pelo Villa Nova - MG nos penaltys (6x5) após três partidas contra aquele Clube. No Campeonato Paulista, a PONTE PRETA foi incluída junto aos Clubes da capital e não precisou disputar um torneio classificatório, terminou o campeonato em Sexto Lugar.
Nos anos que se seguiram, a PONTE PRETA continuou sua boa fase, sempre chegando com destaque nos campeonatos que disputava e considerada o Quinto clube do Estado de São Paulo.
1976 novamente junto a elite dos clubes, chega em Sexto Lugar no Campeonato Brasileiro, denominado na época de Copa do Brasil.
Na Copa do Brasil chega em Sétimo Lugar.
1978 apesar de terminar o Campeonato Paulista em primeiro lugar em pontos, não consegue a classificação para as semi-finais. Na Copa do Brasil realiza péssima campanha terminando em Décima Sétima colocação.
1979 torna-se VICE-CAMPEÃ PAULISTA em nova final contra o Corinthians.
Apesar de conquistar vice-campeonatos a PONTE PRETA termina a década como um dos maiores clubes do Brasil, com projeção nacional e internacional, com seus jogadores sendo convocados para a Seleção Brasileira e participando de Copas do Mundo. Torna-se a QUINTA força do Estado de São Paulo, atrás apenas dos três clubes da capital e do Santos F.C.. Sua fanática torcida segue o mesmo ritmo sendo considerada a QUINTA maior do estado.

Na próxima postagem vamos acompanhar a História da Macaca nos anos 80, o que será que aconteceu com a vida da Macaca mais querida do Mundo, não deixe de visitar! Abraços a todos os visitantes amantes do Melhor Futebol do Mundo!
Em 1970 disputa a Divisão Especial do Campeonato Paulista e com campanha sensacional torna-se o primeiro clube do interior a ser CAMPEÃO DO PRIMEIRO TURNO, deixando os chamados "grandes" da capital para trás. Numa final polêmica, torna-se pela primeira vez VICE-CAMPEÃ PAULISTA, sendo que o campeão foi o São Paulo F.C.Ainda neste ano, torna-se o primeiro clube do interior do estado a disputar o Campeonato Brasileiro, na época denominado Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Robertão) - Taça de Prata. Por motivos desconhecidos, foi obrigada a disputar seus jogos na capital do estado e com isto acabou terminando em sexto lugar em seu grupo.
Na Copa do Mundo do México, o Brasil com uma seleção inesquecível
conquista o Tri-Campeonato vencendo a Itália na final.
conquista o Tri-Campeonato vencendo a Itália na final.
Em 1971 a CBD - Confederação Brasileira de Desportos faz mudanças e acaba com o Torneio Robertão e cria o CAMPEONATO BRASILEIRO. A PONTE PRETA passa então a disputar a Segunda Divisão que era chamada de Primeiro Campeonato Nacional de Clubes. A MACACA vai bem no campeonato, terminando em primeiro lugar no seu grupo e classificando-se para as semi-finais, no entanto, foi eliminada pelo Villa Nova - MG nos penaltys (6x5) após três partidas contra aquele Clube. No Campeonato Paulista, a PONTE PRETA foi incluída junto aos Clubes da capital e não precisou disputar um torneio classificatório, terminou o campeonato em Sexto Lugar.
Nos anos que se seguiram, a PONTE PRETA continuou sua boa fase, sempre chegando com destaque nos campeonatos que disputava e considerada o Quinto clube do Estado de São Paulo.
1976 novamente junto a elite dos clubes, chega em Sexto Lugar no Campeonato Brasileiro, denominado na época de Copa do Brasil.
1977 se torna novamente VICE-CAMPEÃ PAULISTA e entra de vez para a história do futebol paulista e brasileiro ao realizar contra o S.C. Corinthians Paulista a maior final de campeonato paulista de todos os tempos. O Corinthians vinha de vinte quatro anos sem ganhar um título e a PONTE PRETA considerada infinatamente superior, uma das maiores equipes do país, foi obrigada a jogar todas as partidas da final em São Paulo. Veja os gols das finais e o time da SuperMacaca de 77.


1978 apesar de terminar o Campeonato Paulista em primeiro lugar em pontos, não consegue a classificação para as semi-finais. Na Copa do Brasil realiza péssima campanha terminando em Décima Sétima colocação.
1979 torna-se VICE-CAMPEÃ PAULISTA em nova final contra o Corinthians.
Apesar de conquistar vice-campeonatos a PONTE PRETA termina a década como um dos maiores clubes do Brasil, com projeção nacional e internacional, com seus jogadores sendo convocados para a Seleção Brasileira e participando de Copas do Mundo. Torna-se a QUINTA força do Estado de São Paulo, atrás apenas dos três clubes da capital e do Santos F.C.. Sua fanática torcida segue o mesmo ritmo sendo considerada a QUINTA maior do estado.

Na próxima postagem vamos acompanhar a História da Macaca nos anos 80, o que será que aconteceu com a vida da Macaca mais querida do Mundo, não deixe de visitar! Abraços a todos os visitantes amantes do Melhor Futebol do Mundo!