
Nos anos 20, a PONTE PR
ETA passou por sérias dificuldades, voltando quase ao amadorismo, devido a decadência do futebol do interior paulista, onde os Clubes da Capital, mais organizados e financeiramente em melhores condições, levavam os jogadores da região com promessas tentadoras.
Ocorreu então, a fusão com a Associação Athlética Campinas e com a compra do patrimônio deste clube a PONTE PRETA passou então a utilizar o estádio da Av. Julio de Mesquita no bairro do Cambuí, que ainda estava inacabado e a partir de 1928 todas as sedes do clube passaram a ser neste estádio que ficava na Chácara Irmãos Bierrenbach, até então, desde 1906 os jogos aconteciam no Estádio do Hipódromo.
Não era apenas um estádio, e sim uma praça de esportes, com elegante sede social e localização privilegiada, um grande patrimônio.
Acabaram-se os tempos do bairro da PONTE PRETA, a casa da MACACA agora era no bairro do Cambuí um lugar onde a elite campineira se concentrava e isto até os dias de hoje, a própria presidência e diretoria do clube iriam aos poucos mudando de perfil e a elite campineira passando a comandar os destinos do Clube mais popular da Cidade.
Veio a grande crise mundial de 1929 e mesma acabou atingindo também o Clube Mais Querido de Campinas sue sofreu uma grande decepção em sua história, sendo obrigada a entregar o estádio da Julio de Mesquita para se livrar das dívidas contraídas e a partir de 1933 voltou a realizar seus jogos novamente no campo do Hipódromo, arrendado pelo Jockey Clube de Campinas.
Desde 1906 o Campo do Hipódromo, a pedido da prefeitura passou
a realizar jogos de futebol com venda de ingressos, um local neutro para pelejas mais acirradas.
Construído numa área de aproximadamente 57 mil m2, além do campo de terra batida, contava com pista de corridas e arquibancadas. Além dos jogos de futebol e corridas de cavalos, também ocorriam ali festividades diversas da cidade.
A PONTE PRETA teve uma relação histórica com campo do Hipódromo, realizando cerca de 135 jogos naquele campo, gerações de ponte-pretanos aprenderam a jogar futebol naquele lugar e o amor e paixão de sua fanática torcida teve sua afirmação nos tempos do Hipódromo.
Veja este cartaz sobre o jogo da Ponte e A.A.Maranhão em 1917 no Estádio do Hipódromo quando da primeira passagem do Clube pelo Estádio. A.A. Maranhão disputava o campeonato paulistano e foi convidado para este amistoso/festa do futebol.
Entrando na década de 30, a PONTE PRETA torna-se Campeã da 4a.Região sem perder nenhum jogo em 1930 e nos anos de 1935/36/37 sagrou-se Tri-Campeã Campineira.
Esta foi a segunda parte da História da A.A.Ponte Preta, veremos a seguir o que aconteceu com a Macaca campineira a partir dos anos 40.


Nenhum comentário:
Postar um comentário