segunda-feira, 21 de setembro de 2009

História da Ponte Preta - Parte 3

A Liga Campineira de Futebol foi fundada em 1935, no entanto, foi no início da década de 40 que o futebol de Campinas ficou melhor organizado e o Campeonato Campineiro de 1940 contou com a participação das equipes do Mogiana, Corinthians, Guanabara, Campinas e Guarani, sendo que a PONTE PRETA se destacou e foi CAMPEÃ INVICTA ao vencer o Mogiana por 3 x 0 na final. Neste ano também ocorreu a inauguração do Estádio do Pacaembu em São Paulo.

Em 1941 a PONTE PRETA tem nova diretoria e passa a treinar no campo do Cantúsio no Parque Industrial e no campo Diocesano, os jogos oficiais aconteciam no campo do Mogiana. Realmente estádio era um problema na época. Ficou em 3º lugar no campeonato da Liga.

Em 1942 foi um ano de novidades, foi criado o primeiro Conselho Deliberativo, com poderes estatutários para orientar e aprovar negócios sociais. Neste mesmo ano foi criada a primeira torcida organizada da PONTE PRE
TA e a primeira do Brasil, o Grêmio Ponte-Pretano.

A Federação Paulista de Futebol, que substituiu a Liga Paulista, organiza o campeonato do interior, dividindo o estado em regiões. A PONTE PRETA sagrou-se Campeã da Região de Campinas e classificou-se para disputar o Campeonato da 6ª Região de São Paulo, no entanto, foi eliminada pelo Rio Claro F.C pelo placar de 3 x 2. O destaque neste campeonato foi a goleada que a PONTE PRETA aplicou sobre o Paulista de Jundiaí por 7 x 0.

Em 1943 um novo presidente toma posse e dívidas contraídas pela mudança de sede e principalmente pela disputa do Campeonato do Interior preocupam o Conselho e a Diretoria. A PONTE PRETA comunica oficialmente ao Jockey Club que não utilizará mais o campo do Hipódromo e passa a mandar seus jogos oficiais definitivamente no campo do Mogiana.

Foi também um ano de muita rivalidade, visto que vários Derbis contra o Guarani foram realizados, mais precisamente pelo Torneio de inauguração do Estádio daquele clube, localizado na Rua Barão de Rezende. Partida final vencida pelo PONTE PRETA por 4 x 0.

1944 surge o desejo dos Ponte-Pretanos de possuir seu próprio estádio, e assim começa a epopéia da construção do MAJESTOSO. No mesmo ano torna-se Campeã Campineira.

1945 - Por ter sido Campeã, representa Campinas no Campeonato do Interior e chega a grande final, vencida pelo Batatais em jogo realizado na cidade de mesmo nome. O jogo ficou conhecido como "A Batalha de Batatais", pois, após um penalti duvidoso cobrado pelo time da casa, a to
rcida invadiu o gramado e o árbitro encerrou a partida dando a vitória ao Batatais.

1946 o campeonato da Liga Campineira começa a ficar decadente e perde espaço para o Campeonato do Interior organizado pela Federação Paulista.

1947 é marcado pelo profissionalismo, com a realização do Primeiro Campeonato de Profissionais do Interior, contando com a participação de 14 clubes que aderiram ao profissionalismo. A PONTE PRETA terminou em 3º lugar e sua torcida já mostrava sua força lotando os estádios por onde passava e se tornando campeã em arrecadações.

1948 o sonho torna-se realidade, um marco na História da PONTE PRETA, sua casa esta pronta, o ESTÁDIO MOISÉS LUCARELLI - O MAJESTOSO é inaugurado!


A História da construção do Estádio Moisés Lucarelli é fascinante e única em todo o futebol mundial, por isto, merece um capítulo à parte que postarei em uma outra Série que se chamará a História do Majestoso, espere e confira o porque a Ponte Preta e um clube diferenciado, sinta a força de seu povo e de seu carisma!


1949 as fusões propostas com o Comercial da Capital e também o Juventus não dão certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Você é nosso visitante nº

Contador de visitas

Esperamos que tenha gostado! Obrigado!